O preço do Bitcoin caiu mais de US $ 800 em menos de cinco minutos na terça-feira, empurrando o mercado mais amplo de criptomoedas para o vermelho.
A venda começou às 14:45 UTC (10h45 ET), quando a criptomoeda estava sendo negociada em altas acima de US $ 10.137 e às 14:49 UTC, o preço caiu para US $ 9.298. No momento, o bitcoin está mudando de mãos perto de US $ 9.500, representando uma queda de 6,5% no dia, de acordo com o Índice de Preços Bitcoin da CoinDesk . No BitMEX, os preços eram tão baixos quanto $ 8.600.
A queda repentina de preços pode ter prendido muitos traders do lado errado do mercado. Além disso, o mercado estava forte após a convincente movimentação de segunda-feira acima de US $ 10.000, e alguns analistas esperavam que o bitcoin continuasse subindo para US $ 11.000.
No entanto, os compradores mais uma vez não conseguiram manter os preços acima da marca de US $ 10.000. A criptomoeda lutou várias vezes nos últimos 12 meses para estabelecer uma base sólida acima de US $ 10.000 . No entanto, é improvável que o recuo afaste os investidores, que acreditam no valor de longo prazo do bitcoin como um ativo refúgio e um hedge contra a inflação.
Além disso, o sentimento “HODLing” permaneceu forte, apesar da volatilidade sem precedentes dos preços observada nos últimos cinco meses. Quase 60% da oferta de bitcoin não mudou de mãos há mais de um ano, um sinal provável de que os investidores esperam ganhos, de acordo com a Glassnode .
A última venda, no entanto, está pesando sobre criptomoedas alternativas. Até o momento, litecoin é abaixo de 5%, enquanto o Ethereum éter token é relatar uma perda diária de 6%. Outras principais criptomoedas como bitcoin cash , bitcoin SV e XRP também estão piscando em vermelho.
Enquanto isso, os mercados tradicionais estão vendo uma ação mista. Enquanto o Dow Jones Industrial Average subiu 0,4%, o índice Nasdaq, que é muito tecnológico, está perdendo 0,5% de seu valor. Os principais índices de ações da Europa, como o DAX da Alemanha e o FTSE do Reino Unido, subiram 3% e 1%, respectivamente.
As ações européias parecem ter recebido uma forte oferta em resposta a relatos de que a Alemanha poderia lançar um novo pacote de estímulo no valor de 100 bilhões de euros (112 bilhões de dólares) para se defender contra o coronavírus. A União Européia já propôs um plano de estímulo europeu-plano de 750 bilhões de euros.